O Conselho Regional de Medicina (CRM) é um órgão subordinado ao Conselho Federal de Medicina (CFM) que tem como objetivo fiscalizar e normatizar o trabalho desenvolvido pelos médicos em todo o Brasil. Todos os profissionais da área médica devem, obrigatoriamente, ser associado a um CRM, a fim de obter a licença para clinicar. É através do CRM que você pode consultar se o médico que lhe atende está legalmente registrado e tem autorização para exercer a profissão.

Além de atuar como um agente regulador da atuação dos profissionais da medicina, o CRM exerce um importante papel na sociedade civil, ao defender os interesses da população no que tange a área da saúde. Além disso, o CRM junto ao Conselho Federal de Medicina procuram garantir o exercício da medicina seja realizado de acordo com a ética, visando sempre o atendimento médico de qualidade para a população.

Todos os estados brasileiros possuem um Conselho Regional de Medicina, através do qual é possível consultar o CRM dos médicos que atendem na região. A busca pode ser realizada pelo nome do médico ou pelo número do CRM, pela especialidade e cidade. Através da consulta do CRM, o cidadão também terá acesso (quando autorizado pelo médico) ao endereço do consultório e telefone.

Para saber como realizar a consulta ao CRM, acesse o portal do Conselho Federal de Medicina ou o site do Conselho Regional de Medicina do seu Estado. O endereço do CFM na internet é o www.portalmedico.org.br. Lá, você pode encontrar os endereços dos CRMs de todo o Brasil, no link “serviços à população”.